Apoio à Ciência e Tecnologia na Educação
A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) divulgou a lista preliminar dos projetos de ciência, tecnologia e inovação desenvolvidos por alunos da rede estadual de ensino. Os trabalhos selecionados têm a oportunidade de receber financiamento para serem apresentados em feiras e eventos nacionais e internacionais, programados entre 16 de fevereiro e 15 de maio de 2026. O resultado final da seleção será publicado nesta sexta-feira (16), após o encerramento do prazo para recursos. A lista preliminar está disponível no site oficial da SEC.
O Edital nº 23/2024, parte do Programa Da Bahia para o Mundo, assegura suporte para a participação em eventos ao longo do ano letivo. Este financiamento abrange passagens, diárias e inscrições, contemplando estudantes do Ensino Fundamental, Médio, Educação de Jovens e Adultos (EJA), Educação Profissional e outras modalidades da rede estadual. O edital também define um cronograma claro para inscrições, seleções e resultados, marcando um novo ciclo de incentivo à produção sociocientífica, a partir de projetos estruturantes e iniciativas de pesquisa e tecnologia desenvolvidas por alunos e seus professores.
Incentivo ao Protagonismo Estudantil
Com essa iniciativa, a SEC busca estimular a criatividade dos estudantes, valorizar a pesquisa científica e apoiar o protagonismo juvenil. Os alunos se tornam protagonistas na produção de conhecimento em níveis nacional e internacional. O reconhecimento vai além da conquista de prêmios, uma vez que a participação em eventos desse porte fortalece a experiência e o desenvolvimento pessoal dos estudantes.
Um exemplo desse protagonismo ocorreu em setembro deste ano, quando 20 estudantes de seis escolas estaduais representaram a Bahia no Encontro Sudamericano de Ciências e Tecnologias, realizado no Paraguai. Um dos destaques foi o projeto ‘E-papel: uso da fibra de coco para fabricação de papel sustentável’, desenvolvido pelo Colégio Estadual da Bahia – Central. Além disso, equipes de Santa Bárbara, Catu e Serrinha marcaram presença na Feira Internacional de Ciências, Tecnologia e Inovação (FICTIMC) na Colômbia. Nas feiras, as pesquisas abordaram temas inovadores nas áreas de Ciências da Natureza, Saúde, Gestão e Negócios, Engenharia e Meio Ambiente.

