A Celebração da Lavagem do Bonfim
Na manhã desta quinta-feira (15), o ex-prefeito de Salvador e atual vice-presidente nacional do União Brasil, ACM Neto, participou da Lavagem do Bonfim, um dos maiores eventos festivos da Bahia, ficando atrás apenas do Carnaval. Desde cedo, milhares de devotos e turistas já se reuniam em frente à Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia para participar da cerimônia ecumênica, antecedendo a tradicional caminhada de cerca de oito quilômetros até a Colina Sagrada.
“Pela minha fé, pelo meu amor à Bahia e pela energia que tenho de continuar sempre trabalhando para transformar o nosso Estado, acompanho há mais de 30 anos esta festa maravilhosa. Estou aqui neste dia especial para agradecer ao Nosso Senhor do Bonfim e pedir sua proteção para todos os baianos, para todos os brasileiros. E, claro, muito feliz de estar ao lado do governador de Goiás, Ronaldo Caiado, um dos melhores políticos do União Brasil, do prefeito Bruno Reis, de minha filha Lívia e de tantos amigos e correligionários políticos”, declarou Neto, que também preside a Fundação Índigo.
Expectativas para 2026
Em uma breve entrevista assim que chegou à Igreja de Conceição da Praia, ACM Neto expressou sua confiança no ano de 2026, afirmando que será um marco histórico para a Bahia. “É um ano que marca o início da construção de um novo momento, de um novo futuro e uma nova história para os baianos. Tenho muita fé nessa mudança e, se Deus permitir, vamos contribuir para que essa transformação aconteça”, afirmou o ex-prefeito, demonstrando otimismo quanto ao futuro do estado.
Neto também comentou sobre a formação da chapa da oposição, que deverá ser apresentada apenas em março. “Não há necessidade de antecipar esse momento. Estamos dialogando com partidos e lideranças políticas. Não somos como o PT, que tem dificuldade em separar o que é público do que é partidário e tenta impor uma chapa com todos os candidatos da legenda. Se isso ocorrer, os três serão derrotados, pois o sentimento dos baianos é de mudança. Ninguém aguenta mais as mesmas promessas, as mesmas conversas e as mesmas desculpas”, destacou.
Uma Tradição que Persiste
A Lavagem do Bonfim, que é considerada Patrimônio Imaterial do Brasil, tem suas origens em 1745, ano em que a imagem de Nosso Senhor do Bonfim chegou à Bahia. Em 2026, quando a festividade completará 281 anos, o tema escolhido é “O Exército do Ministério Público de Jesus, o amado Senhor do Bonfim”, evidenciando a relevância da celebração na cultura baiana e seu papel na união da população em torno de um ideal.

