Um Empate de Coração Acelerado
No último domingo, 18 de janeiro, o Santos enfrentou um emocionante desafio contra o Guarani, resultando em um empate de 1 a 1 no Estádio Brinco de Ouro. O jogo, válido pela terceira rodada do Campeonato Paulista, teve reviravoltas que deixaram os torcedores à flor da pele. Apesar de ver a vitória escorregar nos últimos segundos, o resultado garantiu ao Peixe a entrada na zona de classificação para as quartas de final do Estadual.
Com o ponto conquistado fora de casa, o Alvinegro Praiano ocupa agora a oitava posição na tabela geral, somando quatro pontos. Por outro lado, o Guarani, que buscava sua primeira vitória na competição, permanece na 14ª colocação com apenas dois pontos.
Início Alucinante com Chances para Ambos os Lados
A partida já começou fervendo, com o Guarani impondo um ritmo intenso e criando uma oportunidade clara logo no primeiro minuto, quando Maranhão teve seu gol anulado por impedimento. O Santos não se deixou intimidar e tentou responder com uma cabeçada de Thaciano, mas o Bugre continuou a pressionar, com Mirandinha perdendo uma chance dentro da área que poderia ter aberto o marcador.
Com o passar do tempo, o Santos conseguiu equilibrar as ações. Na reta final do primeiro tempo, Barreal e Thaciano mostraram-se ativos, mas o goleiro Caíque França impediu o gol santista com uma defesa crucial.
Drama no Segundo Tempo e Gol do Santos
O segundo tempo trouxe emoções à flor da pele. Logo no primeiro minuto, Maranhão quase balançou as redes, mas Gabriel Brazão fez uma defesa impressionante. Pouco depois, um pênalti a favor do Guarani, cometido por Zé Ivaldo, gerou expectativa, mas Mirandinha desperdiçou a cobrança, aliviando a torcida santista.
No entanto, aos dez minutos, a torcida do Santos parecia pronta para a comemoração. Thaciano marcou, mas a alegria foi curta, pois o gol foi anulado por impedimento. A persistência, contudo, foi recompensada pouco depois. Após um lançamento certeiro de Arão, Vini Lira cruzou na área e Barreal, bem posicionado, desviou a bola para o fundo das redes, colocando o Peixe em vantagem.
Suspense até o Último Segundo
Com o placar a favor, o Santos parecia estar perto da vitória. No entanto, o Guarani não se deu por vencido e, de forma dramática, conseguiu empatar a partida. Nos acréscimos, Kewen cabeceou após uma cobrança de escanteio e deixou a torcida santista em um misto de frustração e incredulidade.
Olhos no Futuro: Próximos Desafios
O Guarani terá a chance de finalmente conquistar sua primeira vitória na competição na próxima quinta-feira, 22 de janeiro de 2026, quando enfrenta o Velo Clube no Estádio Benito A. Castellano, às 21h30. Já o Santos se prepara para um clássico muito aguardado. Na mesma quinta-feira, o Peixe receberá o Corinthians na Vila Belmiro, às 19h30. Este duelo promete ser não apenas uma batalha de rivais, mas fundamental para as ambições de ambas as equipes no Campeonato Paulista.
Ficha Técnica
Guarani 1 x 1 Santos
Competição: 3ª rodada do Campeonato Paulista
Local: Estádio Brinco de Ouro, Campinas
Data: 18 de janeiro de 2026
Horário: 20h30 (de Brasília)
Cartões Amarelos: Thaciano, Barreal (Santos); Maranhão, Isaque, Kauã Jesus (Guarani)
Árbitro: Matheus Delgado Candançan
Assistentes: Alex Ang Ribeiro e Rafael Tadeu Alves de Souza
VAR: Ilbert Estevam da Silva
Gols: Barreal, aos 13′ do 2ºT (Santos); Kewen, aos 50′ do 2ºT (Guarani)
Escalações:
Guarani: Caíque França; Raphael, Maurício Antônio, Jonathan Costa, Emerson; Willian Farias (Kauã Jesus), Nathan Melo (Kewen), Isaque (Diego Torres), Guilherme Parede (Guilherme Cachoeira), Mirandinha (Dentinho) e Maranhão. Técnico: Matheus Costa.
Santos: Gabriel Brazão; Mayke, Adonis Frías, Zé Ivaldo e Vini Lira (Escobar); Arão, Gabriel Menino (João Schimidt) e Zé Rafael (Lautaro Díaz); Rollheiser (Miguelito), Barreal e Thaciano (Robinho.Jr.). Técnico: Juan Pablo Vojvoda.

