Apoio Financeiro para Atletas em 2026
As inscrições para o programa Bolsa Atleta, uma iniciativa do Governo Federal que oferece suporte financeiro a atletas, foram oficialmente abertas na segunda-feira, dia 19. Este programa é destinado a proporcionar pagamentos mensais, ao longo de um ano, a competidores de diferentes categorias que tenham se destacado em competições no ano anterior.
O edital disponibiliza cinco categorias distintas: atleta olímpico, paralímpico ou surdolímpico, atleta internacional, atleta nacional, atleta de base e atleta estudantil. Os valores das bolsas variam de R$ 410 a R$ 16.629,00, sendo esses recursos provenientes do Ministério dos Esportes.
Em 2025, o programa Bolsa Atleta alcançou um marco histórico, com 9.207 atletas beneficiados, superando os 8.739 do ano anterior. A ajuda financeira pode ser solicitada por atletas de todas as modalidades esportivas que sejam reconhecidas como olímpicas, paralímpicas ou surdolímpicas.
Critérios para Recebimento das Bolsas
Atletas olímpicos, por exemplo, que estão se preparando para as Olimpíadas de Los Angeles em 2028, devem atender a critérios específicos para obter a bolsa. É necessário que tenham integrado a equipe brasileira durante os Jogos Olímpicos ou Paralímpicos de verão em Paris 2024, nas edições de inverno em Beijing 2022, os Jogos Surdolímpicos de verão em Tóquio 2025 ou os Jogos Surdolímpicos de inverno em Erzurum 2022.
O edital completo, que contém todos os detalhes sobre o programa, pode ser consultado no Diário Oficial da União, onde estão dispostos todos os requisitos e o cronograma do programa Bolsa Atleta 2026.
Atletas Baianos em Destaque no Bolsa Atleta 2025
Vários atletas baianos já se destacaram e foram apoiados pelo programa na edição anterior. Nomes como Beatriz Ferreira e Keno Marley, ambos boxeadores, Mateus Nunes na canoagem, Tatiana Chagas também no boxe, Ulan Galinski no ciclismo MTB e Ulisses Freitas no paraciclismo figuram entre os contemplados. Além deles, Cassio Reis e Jeferson Conceição, ambos atletas de futebol de cegos, Bernardo Lopes do surf, Celine Bispo da natação, Gabriel Porto da paracanoagem e Keila Santos da ginástica rítmica, assim como Nubia Oliveira do atletismo, são outros exemplos de talentos que foram beneficiados.
Esses atletas também receberam apoio de outras iniciativas, como o Bolsa Esporte e o programa FazAtleta, desenvolvidos pelo Governo do Estado da Bahia. Isso é feito através da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb) e da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), que implementam políticas públicas voltadas para o fomento do esporte em toda a região.

