Celebração Cultural em Destaque
A terceira edição do ensaio do Cortejo Afro, realizado na Praça das Artes Neguinho do Samba, aconteceu na noite de segunda-feira (19) e trouxe uma reunião vibrante de artistas e um público diversificado, em mais uma demonstração da riqueza da música e cultura afro-baiana durante a temporada de verão. Sob os acordes de ‘Sorriso Negro’, famosa composição de Dona Ivone Lara, o Cortejo subiu ao palco, solidificando ainda mais a praça como um dos principais espaços culturais do verão.
Este é o segundo ano consecutivo que a Praça das Artes, agora batizada em homenagem ao mestre Neguinho do Samba, integra a programação oficial dos ensaios do grupo, que ocorrem todas as segundas-feiras. Essa programação faz parte do projeto ‘Verão na Bahia. Um Estado de Alegria’, promovido pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura (SecultBA), em colaboração com o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC) e outras entidades parceiras.
Convidados Imperdíveis
Entre os convidados da noite, a talentosa cantora Ju Morais, acompanhada da Banda Sambaiana, encantou o público ao interpretar um dos sucessos do grupo, ‘Grove Arrastado’. Além disso, o repertório apresentou novidades, incluindo a canção ‘Movimento Absurdo’, uma parceria com a cantora Aia Menezes, que promete ser uma das apostas para o verão de 2026.
Ju não poupou elogios ao espaço, ressaltando sua beleza e relevância, e expressou seu desejo de levar um show da Sambaiana para a Praça das Artes. “Estou muito feliz de estar aqui. Essa praça é a mais bonita do Pelourinho. É fundamental termos espaços abertos que carregam história. É uma alegria saber que esses ensaios estão acontecendo aqui, e eu espero levar a Sambaiana para cá em breve”, afirmou.
Na sequência, a animada cantora Aline Rosa contagiou a plateia ao revisitar clássicos da época em que integrou a banda Cheiro de Amor, como ‘Doce Obsessão’, ‘Eu Tô no Vale’ e ‘Lero Lero’, além de apresentar canções de seu novo álbum, ‘As Canções Que Ela Fez Para Mim’, lançado recentemente.
A Energia do Espaço
Aline, que também esteve presente em edições anteriores dos ensaios na Praça das Artes, sentiu que o espaço traz uma energia renovada neste ano. “É essencial ter um lugar que una tantas pessoas. Estou encantada com a atmosfera. Sinto um astral diferente e desejo vida longa a essa praça, que traga muita gente massa e muita música boa”, comentou.
Artistas e Celebridades Juntas
O ensaio do Cortejo Afro também atraiu a atenção de celebridades como a atriz Regina Casé, que esteve acompanhada de seu marido, o cineasta Estevão Ciavatta. O ator Luís Salém, que reside na Bahia há oito anos, compartilhou seu entusiasmo ao mencionar que comparece frequentemente aos encontros do grupo. “Eu sou freguês do Cortejo. Sempre que posso, estou aqui. A praça é maravilhosa e eu fiz meu espetáculo aqui há dois ou três anos, foi uma experiência incrível”, destacou.
Outro frequentador assíduo é o ator baiano Danilo Mesquita, que não perde a oportunidade de prestigiar os ensaios dos blocos afro. Ele esteve na Terça da Bênção do Olodum na semana anterior e elogiou a Praça das Artes. “Acho que merece ser chamada de Neguinho do Samba, por sua importância para a nossa cultura. É bonito ter um espaço no Pelourinho em homenagem a ele”, concluiu Danilo.
Próximas Edições do Ensaio
Ainda estão programados mais dois ensaios na Praça das Artes Neguinho do Samba, nos dias 26 de janeiro e 2 de fevereiro. Para a próxima edição, já foi confirmada a participação especial da renomada cantora Daniela Mercury, e os ingressos podem ser adquiridos diretamente na plataforma Meu Bilhete.

