Ampliação do Conecta Bahia
A garantia de acesso à internet de qualidade se tornou um componente essencial para o desenvolvimento social e econômico. Com esse objetivo, o Governo da Bahia lançou o Conecta Bahia, uma política pública que vem sendo executada pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). Este programa já implantou 340 pontos de wi-fi gratuito em 180 municípios e, em sua nova fase, planeja investir R$ 108 milhões em 36 meses. O objetivo é instalar 1.500 novos pontos até 2027, garantindo que todos os municipios da Bahia sejam atendidos.
O foco da ampliação do Conecta Bahia abrange especialmente as comunidades quilombolas, aldeias indígenas e áreas rurais. Essa iniciativa não se limita à ampliação do sinal de internet, mas busca proporcionar conectividade significativa, que possibilite o uso da internet para educação, telemedicina e serviços públicos digitais. A estratégia visa reduzir as desigualdades e fortalecer as economias locais. Neste sábado (24), três novos pontos do programa serão inaugurados na cidade de Maracás.
Integração com Programas Estaduais
O Conecta Bahia faz parte do Plano Plurianual 2024–2027 e está inserido no programa Bahia Mais Inovadora, que tem como eixo central a Conectividade. O projeto também se integra à Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), que é responsável por fornecer internet de alta qualidade para instituições de ensino e pesquisa em todo o estado. Além disso, a iniciativa conta com a colaboração da Secretaria da Administração (Saeb) e atua em parceria com diversas pastas como SEC, SSP, Sesab, Sepromi, Setre e SJDH. O programa também se alinha ao Bahia Mais Digital, desenvolvido em cooperação com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com o intuito de promover a transformação digital na Bahia.
Compromisso com a Inclusão Digital
Marcius Gomes, secretário da Secti, afirma que o Conecta Bahia solidifica o papel do Estado como promotor do desenvolvimento digital, em concordância com as diretrizes do governador Jerônimo Rodrigues. “Ao estruturar e gerir 100% desta nova fase do programa, o Governo da Bahia reafirma que a conectividade é uma política de desenvolvimento. Trata-se de ir além do simples acesso à internet; é criar as condições necessárias para que a população utilize a tecnologia como uma ferramenta de cidadania, acesso a direitos, educação, fortalecimento da economia local e redução das desigualdades nos Territórios de Identidade”, ressalta Gomes.
Rodrigo Pimentel, secretário da Administração do Estado (Saeb), complementa a importância da iniciativa ao afirmar que ela reforça o papel do governo na promoção da inclusão digital e no aumento do acesso aos serviços públicos. “Apoiar o Conecta Bahia é reafirmar nosso compromisso com uma transformação digital que seja inclusiva e que garanta que os serviços cheguem a todos, independentemente de sua localização ou condição socioeconômica”, conclui Pimentel.

