Estratégia do Timão para o Brasileirão
Após a empolgação pela vitória sobre o Vitória no último domingo, 25, o Bahia já volta suas atenções para o próximo desafio da temporada. O time, sob o comando do técnico Rogério Ceni, enfrentará o Corinthians nesta quarta-feira, 28, na Vila Belmiro, em Santos, às 20h. A partida marca a estreia do Tricolor no Campeonato Brasileiro.
Para este embate, o Bahia deve escalar sua equipe titular. No clássico Ba-Vi, a equipe atuou com um time misto, uma estratégia planejada pela comissão técnica para se preparar para o Brasileirão. Já o Corinthians está adotando uma abordagem diferente. O técnico Dorival Júnior confirmou que pretende poupar alguns jogadores-chave frente ao Bahia.
O treinador do Timão destacou que sua intenção é preservar entre dois a quatro atletas considerados essenciais, devido à proximidade da decisão da Supercopa do Brasil, agendada para o próximo domingo, 1, contra o Flamengo, às 16h. Embora não tenha revelado quais jogadores serão poupados, sua declaração deixa claro que a saúde e o condicionamento físico do elenco são prioridades neste momento.
“Vou ter que dar uma segurada em dois, três ou quatro, para que no domingo nós tenhamos todos à disposição”, afirmou Dorival Júnior. Ele ainda ponderou sobre a importância de não arriscar a saúde dos atletas em um jogo que, embora importante, não é decisivo como a final da Supercopa.
O treinador justificou sua decisão: “É uma decisão, então eu não posso arriscar em cima de uma decisão. Que posição você tomaria no meu lugar? Seguraria um pouco a sua equipe para que pudesse chegar, teoricamente, em melhores condições para o jogo de domingo ou você colocaria em todas as partidas todos eles, sendo que estaria correndo um risco muito grande de lesão? Nós estamos tentando evitar essas lesões. Se é errado ou certo, não sabemos, mas a tomada de decisão tem que ser em cima do que foi nos passado.”
Além disso, na vitória do Corinthians sobre o Velo Clube, também no domingo, 25, Dorival Júnior optou por uma formação alternativa. Jogadores que são frequentemente considerados titulares, como Matheuzinho, Raniele, Breno Bidon e Yuri Alberto, foram utilizados apenas no decorrer da segunda etapa, o que indica uma estratégia bem pensada em relação ao aproveitamento do elenco.
Com as atenções voltadas para o Campeonato Brasileiro e a Supercopa do Brasil, a gestão do elenco se torna crucial. O Corinthians, que busca um bom desempenho nas competições, espera que essa estratégia de preservação possa resultar em um time mais forte e saudável para os desafios que virão pela frente.

