Divulgação do Resultado Provisório
No último sábado (7), a Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) publicou no Diário Oficial do Estado o resultado provisório do Edital SEC/SUDEPE n° 001/2026, referente ao Processo Seletivo Interno da Bolsa Mais Professores. Esta ação, promovida pelo Ministério da Educação (MEC), visa selecionar 983 professores que atuam em 166 unidades da rede estadual de ensino, distribuídas em 122 municípios da Bahia. Os selecionados terão a oportunidade de participar de um curso de formação continuada, que oferece uma bolsa mensal de R$ 2.100, valor este complementado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), fundação vinculada ao MEC.
A lista dos professores classificados foi divulgada na forma do Anexo 1 do ato publicado no Portal da Educação. É possível acessar a relação através do link disponibilizado no Diário Oficial. Além da lista de aprovados, a SEC também divulgou os nomes dos docentes cujas inscrições foram indeferidas. Os motivos para o indeferimento incluem a não indicação da escola pelo MEC, ausência de efetiva regência em uma unidade escolar, exercício de cargo em comissão e falta de escolas elegíveis no município, entre outros critérios.
Detalhes do Processo Seletivo
O Processo Seletivo Interno da Bolsa Mais Professores, cujo edital foi lançado em 20 de janeiro, é direcionado a educadores da Educação Básica que atuam no Ensino Fundamental – Anos Finais e no Ensino Médio. A iniciativa tem como foco as escolas que enfrentam desafios em relação ao quadro docente, proporcionando uma oportunidade de qualificação e valorização dos profissionais da educação. O MEC planeja selecionar 328 professores para as áreas de Linguagens, 273 para Exatas, 178 para Humanas, 173 para Ciências da Natureza, e 31 para outras disciplinas.
O curso de especialização será oferecido na modalidade Educação à Distância, contemplando uma carga horária de 360 horas ao longo de 24 meses, com ênfase na prática pedagógica. Para garantir a concessão da bolsa, os professores devem cumprir algumas condições, como participação, frequência e permanência no curso, além do exercício da regência na unidade escolar vinculada.
Esse processo é um passo importante para o fortalecimento da formação continuada e da educação pública no estado, refletindo um compromisso da SEC com a qualificação dos docentes e a melhoria do ensino. A expectativa é que os professores que participarem do programa possam aplicar novos conhecimentos e práticas em suas salas de aula, beneficiando diretamente os alunos.

