Valorização da Diversidade e Inclusão nas Escolas
Nesta quinta-feira (16), profissionais da área da educação participaram de uma importante formação continuada centrada na Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Quilombolas, promovida pela Prefeitura Municipal de Caxias. O evento reuniu professores, gestores, coordenadores e membros da equipe de apoio pedagógico de nove instituições de ensino. O objetivo principal foi aprimorar as práticas pedagógicas, enfatizando a valorização da diversidade étnico-racial e a inclusão das especificidades da educação escolar no campo e nas comunidades quilombolas.
Dalva Maciel, representante da Educação Quilombola, destacou a relevância dessa capacitação: “A nossa formação está inserida no 3º eixo, que trata da formação continuada. Hoje estamos com coordenadores e professores de nove escolas. Daremos sequência a essa formação, pois é essencial que, ao aderir, o município busque estratégias para trabalhar os conteúdos de forma eficaz”.
A iniciativa, promovida pela Secretaria Municipal de Educação, Ciências e Tecnologia, visa assegurar a equidade e a justiça social no ambiente educacional. A política pública busca garantir que a educação reconheça e valorize as identidades, culturas e histórias dos povos afrodescendentes e quilombolas, ao mesmo tempo em que combate o racismo e promove o respeito às diferenças.
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Fonte: rjnoar.com.br
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Fonte: soudebh.com.br
Temas Abordados e Perspectivas Futuras
A capacitação foi conduzida pela professora Dra. Valdenia Menegon, do Instituto Valdenia Menegon, junto com a especialista Dalva Maciel. Durante o encontro, foram discutidos temas como identidade, ancestralidade, valorização das culturas afro-brasileiras, além de metodologias de ensino adaptadas e práticas pedagógicas inclusivas. Essa abordagem é fundamental para reconhecer a importância das comunidades quilombolas e promover a diversidade como um fator essencial na construção de uma sociedade mais justa e solidária.
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Fonte: cidaderecife.com.br
“Trabalharemos a temática da educação para as relações étnico-raciais e a educação quilombola. Vamos focar em duas questões fundamentais: raça e racismo, e suas influências na formação da identidade brasileira. Essa abordagem deve estar integrada a todo o currículo escolar, desde a gestão pedagógica até o final do ano letivo”, explicou Valdenia Menegon, doutora em História.
Para Ana Telma, coordenadora de Educação no Campo e Quilombola, a formação continuada é uma prioridade. “Essa capacitação terá continuidade. O município está fornecendo livros e outras formações para serem aplicadas nas nove comunidades certificadas como quilombolas. Estamos aqui com coordenadores, professores e gestores. Além de combater o preconceito, essa política visa fomentar a autoidentificação”, conclui.

