Ações de Saúde para a População Vulnerável
No âmbito das atividades do Outubro Verde, mês dedicado à conscientização sobre sífilis e sífilis congênita, a Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS) promoveu nesta terça-feira (22) uma ação voltada à população em situação de rua. A iniciativa foi realizada pela equipe do Programa Consultório na Rua e aconteceu no Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop).
A ação incluiu a oferta de testes rápidos para detecção da sífilis, além de orientações e uma roda de conversa sobre os sinais e sintomas da doença, bem como suas formas de prevenção e tratamento. Os casos positivos identificados durante a testagem receberam encaminhamento imediato para tratamento, com suporte da equipe do Consultório.
Leia também: Ações de Saúde e Prevenção à Sífilis para População em Situação de Rua no Outubro Verde
Fonte: curitibainforma.com.br
Leia também: Cinco Estratégias Eficazes para Prevenir a Sífilis
Fonte: alagoasinforma.com.br
Fabiana Melo, responsável técnica do Consultório na Rua, destacou que a atividade faz parte de um conjunto de ações mensais de educação em saúde para esse público. Neste mês, o foco foi o Outubro Verde. “Essas iniciativas são fundamentais para transformar o conhecimento em prevenção, buscando sempre garantir o direito à saúde da população mais vulnerável”, frisou.
A médica Débora Perciana, que também integra a equipe, enfatizou a importância de tratar o assunto de maneira acessível e envolvente. “Estamos promovendo um momento de conscientização e cuidado continuado com a população em situação de rua, que frequentemente enfrenta barreiras para acessar o sistema de saúde. Aumentar a conscientização sobre a importância do autocuidado e do tratamento adequado da sífilis é essencial, pois a doença é curável, mas se não for tratada adequadamente, pode resultar em complicações”, alertou.
Leia também: SUS Reconhecido como Patrimônio Cultural Nacional: Uma Vitória para a Saúde Pública
Fonte: reportersorocaba.com.br
Além das atividades relacionadas à sífilis, durante a manhã foram oferecidas consultas médicas e odontológicas, aferições de pressão arterial e práticas integrativas e complementares em saúde (PICS), proporcionando um atendimento mais abrangente às necessidades dessa população.
Ao longo de todo o mês, a campanha Outubro Verde continuará sendo desenvolvida nos serviços de saúde do município. As ações incluem atividades educativas, realização de testes, distribuição de materiais informativos e orientações sobre os cuidados necessários no pré-natal, com o intuito de evitar a transmissão da sífilis.

