Operação Freedom em Foco
Nesta terça-feira, dia 4, a Polícia Civil da Bahia (PCBA) deflagrou a Operação Freedom, cumprindo mais de 90 mandados judiciais. Até agora, 37 indivíduos foram detidos como parte dessa ação coordenada pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). O principal objetivo da operação é desarticular a estrutura armada e financeira de uma ramificação do Comando Vermelho, uma organização criminosa que teve suas raízes no Rio de Janeiro, mas que vem ganhando força na região Nordeste do Brasil.
As operações estão sendo realizadas em diversas localidades, incluindo quatro bairros de Salvador e áreas do interior da Bahia, além de ações programadas no Ceará. De acordo com a PCBA, a Operação Freedom é fruto de meses de investigação metódica, focando em membros do grupo que estão relacionados a homicídios e à expansão do tráfico de drogas em várias cidades baianas.
Impacto da Operação na Criminalidade
Leia também: Polícia Civil de Alagoas Celebra o Dia das Crianças com Ação Solidária no Sertão
Fonte: alagoasinforma.com.br
Leia também: Chefe do Comando Vermelho na Paraíba Monitora Polícias em Tempo Real do Rio de Janeiro
Fonte: rjnoar.com.br
A expectativa é que os resultados da Operação Freedom ajudem a esclarecer pelo menos 30 homicídios que ocorreram em Salvador. Além dos mandados de prisão e busca e apreensão, a Justiça também ordenou o bloqueio de 51 contas bancárias associadas aos investigados. Essa medida visa interromper o fluxo financeiro ilícito que sustenta o tráfico de drogas e a atuação da facção.
Com mais de 400 policiais civis e militares envolvidos, a operação conta com o suporte da Superintendência de Inteligência da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) e do Departamento de Polícia Técnica (DPT). As equipes são compostas por diversos departamentos especializados, que incluem o Draco, Denarc, Deic, Depom, Depin, DPMCV, Polinter e Core, além de contar com a colaboração da Polícia Civil do Ceará e da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO-BA).
Cooperação entre as Forças de Segurança
Leia também: Operação Freedom: Confronto com CV na Bahia e Ceará Resulta em um Morto e 38 Detidos
Fonte: daquibahia.com.br
A Polícia Militar da Bahia também é um pilar essencial nesta operação, mobilizando efetivos do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), BPatamo, BPChoque, Batalhão de Operações de Garantia da Lei e da Ordem (BPM) e outras unidades táticas, como o Esquadrão Águia e as Rondas Especiais (Rondesp).
Em um comunicado, a SSP-BA afirmou que a operação ainda está em andamento e que novas prisões podem ser realizadas ao longo do dia, refletindo o compromisso das autoridades em combater a criminalidade e desarticular as organizações que ameaçam a segurança pública na Bahia e no Ceará.

