Clima de Conflito nas Ceias de Natal
Uma pesquisa conduzida pela Quaest e divulgada neste sábado (20) traz à tona preocupações dos brasileiros sobre possíveis desavenças políticas durante as ceias de Natal de 2025. De acordo com o levantamento, 21% da população manifesta algum tipo de receio quanto à interferência de divergências políticas nas reuniões familiares.
Por outro lado, a maioria, correspondendo a 76% dos entrevistados, afirmou não ter medo de que a política possa afetar a celebração natalina. Esse índice se mantém estável se comparado ao mesmo período do ano passado. O estudo ainda revelou que 11% dos participantes expressaram algum temor, enquanto 10% relataram temer muito esses desentendimentos. Um pequeno percentual de 3% preferiu não opinar ou não soube responder.
O consenso entre os brasileiros é que o Natal continua a ser um tempo focado na família. Uma expressiva parcela de 85% dos entrevistados indicou que planeja se reunir com parentes para comemorar a data. Em contrapartida, 13% afirmaram que não têm planos para encontros familiares neste ano.
A pesquisa, que entrevistou 2.004 pessoas com 16 anos ou mais entre os dias 11 e 14 de dezembro, apresenta uma margem de erro de dois pontos percentuais, além de um nível de confiança de 95%. Assim, os dados sugerem um panorama claro sobre os sentimentos da população em relação às festividades natalinas e a política.
Vale destacar que o tema das divergências políticas não é novo nas celebrações familiares. Em anos anteriores, situações semelhantes foram observadas, levando a discussões que poderiam estragar o clima de confraternização. Somente o tempo dirá se as preocupações se concretizarão neste Natal e como as famílias irão lidar com essas questões.

