Novo Baralho do Crime: Uma Iniciativa pela Segurança das Mulheres
No dia 12 de dezembro de 2025, Salvador recebeu o lançamento do Baralho Lilás, uma iniciativa da Segurança Pública da Bahia (SSP) em parceria com a Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM). Esta nova ferramenta tem como objetivo a identificação e captura de foragidos envolvidos em crimes graves como feminicídios, estupros e violências domésticas. Durante o evento, 16 procurados, todos com mandados de prisão e denúncias formais do Ministério Público da Bahia, foram apresentados, trazendo fotos e informações sobre os crimes cometidos e as áreas onde atuaram.
A criação deste baralho representa mais um esforço do Governo do Estado no combate à violência contra a mulher. O governador Jerônimo Rodrigues, que esteve presente na cerimônia de lançamento, destacou a importância desta ferramenta: “É triste precisar recorrer a instrumentos como esse para garantir a proteção em crimes contra a mulher. Já temos um baralho do crime desde 2011 e, com essa nova abordagem, esperamos fortalecer nossa rede de proteção”. Ele também ressaltou como a participação da sociedade é fundamental: “Uma denúncia ajuda a dar visibilidade aos foragidos da justiça, e a comunidade pode atuar como uma rede de proteção”.
Facilitando Denúncias e Fortalecendo a Rede de Proteção
O Baralho Lilás estará disponível no site do Disque Denúncia (disquedenuncia.ssp.ba.gov.br/) e funcionará como uma ferramenta de divulgação dos suspeitos, incentivando a população a realizar denúncias anônimas por meio do telefone 181. Além dessa nova abordagem, diversas iniciativas têm sido implementadas para fortalecer a proteção às mulheres na Bahia. Entre elas, destacam-se o Batalhão Maria da Penha, delegacias e núcleos especiais de atendimento à mulher, a Casa da Mulher Brasileira, que é uma parceria do Estado com o Governo Federal, e as Salas Lilás, criadas nos últimos três anos.
O secretário de Segurança Pública, Marcelo Werner, também enfatizou a importância da participação popular: “A ideia é que possamos fortalecer essa rede através do Disque Denúncia, de forma totalmente anônima e sigilosa. O objetivo principal é reduzir os índices de violência contra a mulher. Vamos intensificar o uso da tecnologia, incluindo o reconhecimento facial, que já resultou na captura de 71 feminicidas apenas em 2025. Desde 2019, 338 homens foram presos por crimes contra mulheres utilizando câmeras de reconhecimento facial”.
Uma Política Pública Necessária e Eficaz
A secretária de Políticas para as Mulheres, Neusa Cadore, destacou a relevância dessa nova política: “Essa é uma estratégia extremamente importante, que complementa outras ações já implementadas pelo governo estadual e interioriza a política pública de combate à violência. Com certeza, estamos fechando esses 21 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher com uma ação que contribuirá significativamente para o avanço e efetividade do enfrentamento à violência de gênero”.
O evento de lançamento do Baralho Lilás contou ainda com a presença do vice-governador Geraldo Júnior, secretários estaduais e representantes da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e da Polícia Civil, mostrando a união de esforços das diversas esferas governamentais para enfrentar essa problemática tão séria e urgente.

