Avanços na Investigação do Triplo Homicídio
Na última terça-feira (23), a polícia baiana prendeu o quinto suspeito implicado no brutal assassinato de três técnicos de internet em Salvador. O crime ocorreu no subúrbio ferroviário da capital, e a prisão do suspeito, que é considerado um dos líderes do tráfico de drogas no bairro de Marechal Rondon, aconteceu na sede do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), onde ele se apresentou.
A tragédia que vitimou Jackson Santos Macedo, Patrick Vinícius dos Santos Horta e Ricardo Antonio da Silva Souza aconteceu no dia 16 de dezembro. Segundo informações da Polícia Civil da Bahia (PCBA), os técnicos foram mortos após a crença equivocada de membros do Bonde do Maluco (BDM) de que as vítimas estavam instalando equipamentos de monitoramento para facções rivais na área.
Os corpos dos profissionais, que trabalhavam para uma empresa de internet, foram encontrados no dia 17 de dezembro no bairro do Alto do Cabrito. As vítimas estavam com as mãos e pés amarrados e apresentavam marcas de tiros. A última vez que foram vistas foi em Marechal Rondon, onde prestavam serviços utilizando uniformes da empresa.
Retaliação e Mobilização Policial
A investigação indica que o assassinato foi uma retaliação planejada por traficantes que atuam na região. Os técnicos foram abordados enquanto trabalhavam e, em seguida, levados para um local onde foram executados.
Com a recente prisão, um total de cinco suspeitos está detido por envolvimento direto ou indireto no crime. No mesmo dia, outro suspeito, supostamente um dos executores, também se apresentou ao DHPP. No dia anterior, a 3ª Delegacia de Homicídios cumpriu um mandado de prisão temporária para um terceiro suspeito, que, segundo apurações, teria monitorado os técnicos antes de sua execução.
Operações Policiais Intensificadas
As ações da polícia têm se intensificado. No domingo (21), a Operação Signum Fractum resultou na localização de dois outros envolvidos no caso. Um deles, identificado como Jeferson Caíque Nunes dos Santos, conhecido como “Badalo”, entrou em confronto com os policiais no bairro de Massaranduba, foi baleado e não sobreviveu. O outro suspeito foi preso no bairro de São Marcos.
A PCBA confirmou que todos os detidos passaram por exames de praxe e estão à disposição da Justiça. A coleta de material genético e impressões digitais também foi solicitada para confrontar vestígios encontrados nos locais do crime e em veículos que foram periciados.
Investigação em Curso e Envolvimento de Menores
Além dos adultos, um adolescente está sendo investigado por possível participação no caso. A defesa do menor informou que pretende apresentá-lo nos próximos dias à Delegacia do Adolescente Infrator (DAI).
Esses eventos trágicos ressaltam a necessidade de um combate mais eficaz ao tráfico de drogas e à violência em Salvador. As investigações continuam, e a polícia está empenhada em elucidar todos os detalhes deste crime que chocou a comunidade local.

