Agressão Durante a Celebração de Réveillon
O ex-ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima (MDB-BA), relatou ter sido vítima de agressão no condomínio Interlagos, em Camaçari, na Bahia, durante uma festa de Réveillon onde estava com sua família. Geddel afirmou que prestou queixa no dia primeiro de janeiro após ser imobilizado com um golpe conhecido como ‘mata-leão’ por um homem presente no evento.
Imagens da agressão, capturadas por câmeras de segurança, foram divulgadas pela coluna Igor Gadelha, do portal Metrópoles. Geddel, que ocupou o cargo de ministro no segundo governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) entre 2007 e 2010 e também integrou as gestões de Dilma Rousseff (PT) e Michel Temer (MDB), foi demitido deste último por envolvimento em denúncias de corrupção.
Em entrevista ao GLOBO, o ex-ministro relatou que estava sentado com sua família quando um desconhecido se aproximou e lhe desferiu o golpe. Segundo ele, o agressor teria afirmado: ‘Você é político, e políticos deviam morrer’. A declaração trouxe à tona preocupações em relação à crescente radicalização política no Brasil, especialmente em períodos eleitorais.
Geddel revelou que o agressor já foi identificado e não reside no condomínio, tendo participado da festa como convidado de um dos presentes. ‘Frequento o condomínio há 30 anos com a minha família’, disse o ex-ministro, que procurou o síndico após a agressão e acionou a polícia imediatamente.
A reportagem entrou em contato com a Polícia Civil da Bahia para obter mais informações, mas até o fechamento deste artigo não houve retorno da instituição.

