Mudanças no Calendário Impactam Pré-Temporada do Bahia
Com as recentes alterações no calendário do futebol brasileiro, o Bahia não fará sua tradicional pré-temporada fora do país em 2026. Essa decisão marca uma mudança significativa na rotina do clube, que, desde a sua associação ao Grupo City, vinha desenvolvendo essa prática. Em 2024, o Esquadrão viajou para Manchester, na Inglaterra, e, no ano seguinte, optou por Girona, na Espanha, para sua preparação inicial.
O elenco do Bahia se reunirá no CT Evaristo de Macedo no dia 5 de janeiro e, em apenas seis dias, enfrentará o Jequié pelo Campeonato Baiano. Contudo, a escolha de não realizar a pré-temporada no exterior está atrelada às adaptações necessárias na preparação para o Campeonato Brasileiro, e não apenas ao início do estadual.
Calendário do Campeonato Brasileiro e Impactos no Planejamento
O Campeonato Brasileiro de 2026 começará em janeiro, o que alterou os planos da equipe. A estreia do Bahia na competição está agendada para o dia 28 de janeiro, enfrentando o Corinthians. Dada essa proximidade, a logística para uma pré-temporada fora do Brasil se tornou inviável, visto que o clube precisa contar com todos os seus jogadores disponíveis para o certame.
Possível Intertemporada Durante a Copa do Mundo
Apesar de não realizar a pré-temporada no exterior, existem planos para uma viagem durante a Copa do Mundo de 2026. Essa pausa no calendário nacional poderá proporcionar ao Bahia a oportunidade de conhecer um novo centro de treinamento de um dos clubes do Grupo City. Essa informação foi compartilhada por Éverton Ribeiro, o capitão e camisa 10 do time, que confirmou que há uma intenção de viajar para um novo local de preparação no meio do ano.
“Esse ano, como o campeonato começa logo no início do ano, a gente não vai viajar, vai ficar aqui. Mas, no meio do ano, já tem uma ideia de viajar novamente, conhecer um outro CT do grupo,” afirmou Éverton Ribeiro em entrevista ao Charla Podcast.
Grupo City e suas Possibilidades para o Bahia
Com a declaração do meio-campista, fica evidente que o Bahia está considerando a possibilidade de se deslocar para um novo país, uma vez que o Grupo City possui 11 clubes ao redor do mundo, além de parcerias estratégicas. Além de Manchester City e Girona, onde o Esquadrão já se preparou, o conglomerado conta com equipes como New York City FC (Estados Unidos), Melbourne City (Austrália), Mumbai City (Índia), Palermo (Itália), Troyes (França), Lommel (Bélgica), Montevideo City Torque (Uruguai), Yokohama F. Marinos (Japão) e Sichuan Jiuniu (China), além da colaboração com o Club Bolívar (Bolívia).
A ampliação do conhecimento e a exposição a diferentes metodologias de treinamento podem ser fundamentais para o desenvolvimento do Bahia no cenário nacional e internacional. Assim, a expectativa é que o clube consiga, mesmo sem a pré-temporada tradicional, extrair o máximo de sua equipe ao longo da temporada que se aproxima.

