Início da Mobilização
A Rede Bahia dá início à 4ª edição da campanha “Volta às Aulas Solidária”, com o objetivo de ampliar o acesso a materiais escolares para crianças matriculadas na educação infantil. A ação contempla 390 creches e escolas comunitárias em todo o estado da Bahia. A mobilização será lançada nesta quinta-feira (8) e se concentrará na arrecadação de itens voltados para crianças de 0 a 6 anos.
Parcerias Importantes
A campanha conta com a colaboração de diversas entidades, incluindo o Salvador Shopping, a Central Única das Favelas (Cufa), a Guarda Civil Municipal, o Grupo ZUP e a Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Bahia (OAB-BA), entre outros. Essas parcerias são essenciais para garantir a logística da arrecadação e a distribuição dos materiais, que serão coletados em pontos estratégicos de Salvador e do interior da Bahia.
Pontos de Coleta e Entrega
Os pontos de coleta estão disponíveis nas seguintes localidades:
- Salvador: TV Bahia (Rua Aristides Novis, 123, Federação), Salvador Shopping (Avenida Tancredo Neves, 3133, Caminho das Árvores – Piso L1), Guarda Municipal (Avenida General San Martin, nº 734), Sindauto (Av. Tancredo Neves, 969), OAB-BA (Rua Portão da Piedade, nº 16, Barris) e TRT-5 (Rua Ivonne Silveira, 248).
- Feira de Santana: TV Subaé (Avenida Presidente Dutra, 1031, Centro) e Sindauto (Aloísio Rezende, 223 – Queimadinha).
- Vitória da Conquista: TV Sudoeste (Rua dos Fonsecas, 143, Centro), Sede da Patrulha Solidária (Rua Sete de Setembro, Centro) e Sindauto (R. Siqueira Campos, 1142 – BNH).
- Juazeiro: TV São Francisco (Av. Antônio Carlos Magalhães, 95 – Santo Antônio).
- Barreiras: TV Oeste (Rua Marechal Deodoro, 629 – Vila Dulce) e Papelarias Irmãos Ribeiro (Rua Ruy Barbosa, 105 – Centro, e Av. Benedita Silveira, 421 – Centro).
- Itabuna: TV Santa Cruz (Rua Montes Claros, 26, Bairro Fátima) e Sindauto (Rua Monte Alto, Nº 298, Bairro São Caetano).
Impacto da Campanha
Na edição anterior da campanha, em 2025, a arrecadação superou 137 mil itens escolares, beneficiando mais de 2.600 estudantes. “O ‘Volta às Aulas Solidária’, que teve início em 2023, reafirma o compromisso da Rede Bahia com a educação e o futuro das crianças. Acreditamos que o acesso a materiais escolares é fundamental para o aprendizado e desenvolvimento na educação infantil. Portanto, mobilizamos não apenas parceiros, mas toda a sociedade e nossa equipe de jornalismo para intensificar as doações em todo o estado”, afirmou Christiano Caldeira, diretor de Jornalismo da Rede Bahia.
Caldeira destacou também que a campanha tem crescido a cada ano: “No primeiro ano, arrecadamos mais de 50 mil itens e, em 2024, esse número subiu para mais de 96 mil. Este ano, contamos com o apoio de toda a população baiana para alcançar um número ainda maior de estudantes em creches e escolas comunitárias”.
Itens Aceitos para Doação
A população pode contribuir com a doação de diversos materiais escolares, que incluem:
- Lápis de cor;
- Giz de cera;
- Tintas guache;
- Canetas hidrocor;
- Borrachas;
- Lápis para escrita;
- Papéis de ofício;
- Massas de modelar.
Todo o material arrecadado será organizado por voluntários da Cufa, que terão a responsabilidade de montar os kits a serem entregues aos alunos e instituições atendidas pela campanha.

