Aumento da Cobertura na Atenção Primária à Saúde
O Ministério da Saúde revelou que o Programa Mais Médicos teve um aumento expressivo de 99% no número de profissionais nos últimos três anos. O total de médicos passou de 13,7 mil para 27,3 mil, permitindo uma ampliação significativa na cobertura do Sistema Único de Saúde (SUS).
Esse crescimento no número de profissionais tem sido crucial para fortalecer a assistência na Atenção Primária à Saúde, impactando diretamente na redução de agravos à saúde e de internações evitáveis em 4,5 mil municípios brasileiros. Dados do ministério indicam que, nas áreas de alta vulnerabilidade, 60% dos médicos são oriundos do programa, reforçando sua importância nesse contexto.
Além disso, a ampliação do Mais Médicos está programada para beneficiar aproximadamente 67 milhões de brasileiros, garantindo um acesso mais equitativo aos serviços de saúde. Entre 2022 e 2025, o número de atendimentos na Atenção Primária, que é a porta de entrada do SUS, registrou um crescimento de 30%, passando de 23,9 milhões para mais de 31 milhões de atendimentos anuais. Esse aumento foi impulsionado pelo trabalho realizado pelos médicos que integram as atuais 60,4 mil equipes de Saúde da Família e de Atenção Primária.

