Mobilização Urgente para Doações de Sangue
A Fundação Hemoba lançou um apelo para que a população baiana se mobilize em prol da doação de sangue. Atualmente, todos os tipos sanguíneos estão com estoques em nível crítico, com reservas que mal chegam a um dia de atendimento para a rede hospitalar do estado.
Esse cenário se torna ainda mais alarmante neste período de início de ano. As férias escolares, as viagens e os feriados prolongados reduzem significativamente a quantidade de doadores, enquanto, ao mesmo tempo, o aumento do tráfego nas estradas resulta em maior número de acidentes e, consequentemente, uma demanda mais elevada por transfusões. Além disso, cirurgias e tratamentos que não podem ser adiados aumentam a pressão sobre os estoques de sangue.
Luiz Catto, diretor-geral da Hemoba, ressaltou a importância da solidariedade neste momento. “Janeiro é um mês que sempre apresenta desafios, mas também nos oferece uma oportunidade de exercitar a empatia e o amor ao próximo. Cada doação representa um sopro de esperança para aqueles que estão lutando por suas vidas”, afirmou. Ele convidou a população a se dirigir às unidades de coleta, tanto na capital quanto no interior, para fazer sua parte.
Locais para Doar Sangue em Salvador
Em Salvador, a Fundação Hemoba disponibiliza diversos pontos para a doação de sangue. Entre eles, um posto temporário no Shopping Bela Vista, que está aberto durante todo o mês de janeiro, de segunda a sábado, das 9h às 18h. As unidades fixas têm os seguintes horários:
- Hemocentro Coordenador (sede da Hemoba): de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30, e aos sábados, das 7h30 às 16h30;
- Hospital do Subúrbio: de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30;
- Hospital Ana Nery: de terça a sexta-feira, das 7h30 às 12h30;
- Hospital Roberto Santos: de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h;
- Hospital Santo Antônio (OSID): de segunda a sexta-feira, das 7h10 às 11h30 e das 13h às 16h.
Para mais informações sobre os horários de atendimento das 20 unidades de coleta no interior do estado, é possível acessar: https://www.ba.gov.br/hemoba/onde-doar.
Entenda Como Funciona o Processo de Doação de Sangue
O processo de doação de sangue é simples e pode ser realizado em cerca de 15 minutos. Para isso, é necessário que o doador atenda a alguns requisitos básicos:
- Ter entre 16 e 69 anos (menores de idade devem estar acompanhados por um responsável legal; aqueles com 69 anos devem ter realizado a primeira doação antes dos 60);
- Peso mínimo de 50 kg;
- Estar bem alimentado (caso a doação ocorra após o almoço, é recomendado esperar pelo menos duas horas; três horas se tiver consumido alimentos gordurosos);
- Estar descansado e em boas condições de saúde no dia da doação;
- Não ter feito tatuagens, colocado piercings ou feito maquiagem definitiva nos últimos 6 meses (sendo 12 meses para procedimentos na cavidade bucal ou área genital);
- Não ter realizado endoscopias nos últimos 6 meses;
- Não estar em situação de risco para doenças sexualmente transmissíveis.
Se o doador cumprir todas as condições, o processo segue para as etapas seguintes. Ao chegar ao ponto de doação, deve apresentar um documento oficial com foto, seja físico ou digital. A triagem clínica será realizada, onde serão feitas perguntas sobre a saúde do doador, sempre de forma reservada.
Uma vez aprovada a triagem, o doador é encaminhado para a sala de coleta. A coleta de sangue é iniciada após a punção em uma veia do braço, sendo retirado entre 420 ml e 470 ml de sangue. Após a doação, o doador deve permanecer no local por mais 15 minutos para se reidratar e receber um lanche.
É importante ressaltar que todo sangue coletado passa por rigorosos testes para detectar Hepatite B, Hepatite C, HIV, HTLV, Doença de Chagas e Sífilis, garantindo a segurança dos pacientes que receberão as transfusões.

