Oportunidade para Organizações da Sociedade Civil
O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), através da Secretaria Nacional de Economia Popular e Solidária (SENAES), divulgou nesta quarta-feira (5) no Diário Oficial da União o Edital de Chamamento Público nº 01/2025. Este edital tem como objetivo selecionar organizações da sociedade civil (OSCs) que desejam firmar termos de fomento, visando o fortalecimento de redes de cooperação solidária.
A iniciativa busca apoiar empreendimentos econômicos solidários (EES), com foco em promover trabalho decente, inclusão socioprodutiva, desenvolvimento sustentável, estratégias de comercialização e acesso a mercados, incluindo compras governamentais. Além disso, a proposta visa incentivar o protagonismo de mulheres, jovens e povos tradicionais, reforçando a importância da diversidade nas iniciativas de economia solidária.
Leia também: Lula Abertura Conferência Nacional de Economia Solidária Após 10 Anos de Hiato
Fonte: olhardanoticia.com.br
Fonte: acreverdade.com.br
Gilberto Carvalho, secretário nacional de Economia Solidária, enfatizou a relevância do edital, afirmando que este momento é crucial para a economia solidária no Brasil. Segundo ele, o chamamento representa a revitalização de uma política pública que há muito tempo é esperada e reivindicada pelos empreendimentos econômicos solidários.
“Essas redes são o coração da economia solidária: conectam pessoas, territórios e saberes, transformando desafios em oportunidades coletivas. Com este chamamento, damos um passo concreto para superar a desarticulação e a falta de apoio que, por tantos anos, limitaram o potencial dos nossos empreendimentos. É o Estado reconhecendo que a economia solidária é, de fato, um caminho estratégico para construir um país mais justo, sustentável e solidário”, destacou Carvalho.
Podem participar deste chamamento público entidades privadas sem fins lucrativos, sociedades cooperativas e organizações religiosas com projetos de interesse público. Para isso, é condição necessária ter um cadastro ativo no Transfere Gov.br. A expectativa é que essa ação fomente a colaboração entre as diversas entidades e gere um fortalecimento significativo dos empreendimentos solidários no país.

