Nomeação do Secretário para a Ponte Salvador-Itaparica
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), anunciou nesta segunda-feira (3) a nomeação de Mateus Dias como secretário da recém-criada Secretaria Extraordinária do Sistema Viário Oeste Ponte Salvador-Itaparica. A criação oficial da secretaria ocorreu em 23 de outubro.
Mateus Dias, que até então ocupava o cargo de superintendente de planejamento e logística de transporte na Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinfra), é arquiteto e urbanista com especialização em Políticas Públicas e Gestão Governamental. Seu histórico inclui passagens como assessor especial de gabinete do governador e experiências em diversas secretarias estaduais.
De acordo com o governador, a nova secretaria, que terá como foco a administração do sistema rodoviário entre a capital e a Ilha de Itaparica, representará um incremento nas despesas com pessoal, cuja estimativa é de R$ 1,4 milhão a partir de outubro deste ano. Para o exercício de 2026, a previsão é de R$ 5,1 milhões, enquanto que em 2027, o orçamento da secretaria deve atingir R$ 5,2 milhões. No Diário Oficial, foi divulgado que serão oferecidos 33 novos cargos.
A secretaria funcionará de forma provisória, com a responsabilidade de supervisionar o projeto até que a gestão seja transferida a uma Parceria Público-Privada (PPP), visando complementar as atividades do consórcio privado que cuidará da construção.
Essa abordagem de criar secretarias extraordinárias para administrar grandes projetos é uma prática comum no Estado. Um exemplo notável foi a Secretaria Extraordinária para Assuntos da Copa do Mundo (Secopa), estabelecida em 2009, que organizou os preparativos para o evento de 2014.
Detalhes sobre a Ponte Salvador-Itaparica
A construção da Ponte Salvador-Itaparica está programada para iniciar em junho de 2026 e promete revolucionar a conectividade entre a capital baiana e o interior, ligando-se com as rodovias BR-101, BR-116 e BR-242. O investimento total estimado deve girar em torno de R$ 12 bilhões, abrangendo tanto os recursos privados quanto a contrapartida do governo estadual.
O projeto prevê a divisão da obra em cinco trechos distintos, que incluem os acessos viários em Salvador, a estrutura principal da ponte que terá 12,4 km, a chegada à Ilha de Itaparica, o desvio de Mar Grande e a recuperação e duplicação de trechos da BA-001, que vai de Cacha Pregos até a cabeceira da Ponte do Funil.

