Reconhecimento Nacional para Hospitais da Bahia
Um estudo realizado pelo Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde, em colaboração com a Organização Panamericana de Saúde (OPAS/OMS), o Instituto Ética Saúde, o Conselho Nacional dos Secretários de Saúde e o Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde, revelou que a Bahia abriga três dos 100 melhores hospitais públicos do Brasil. Dentre essas unidades, duas pertencem à Secretaria da Saúde do Estado: o Hospital Ana Nery e o Hospital da Mulher Maria Luzia Costa dos Santos. O terceiro hospital listado é o Hospital Universitário Professor Edgard Santos.
A seleção abrange tanto hospitais gerais quanto aqueles especializados em áreas como ortopedia, oncologia, cardiologia e maternidade, todos com mais de 50 leitos e com produção registrada no Sistema de Informações Hospitalares (SIH) do Ministério da Saúde entre agosto de 2024 e julho de 2025. Para determinar os “finalistas” do Prêmio Melhores Hospitais Públicos do Brasil, foram considerados critérios como acreditação hospitalar, taxas de ocupação, taxa de mortalidade, disponibilidade de leitos de terapia intensiva e o tempo médio de permanência dos pacientes internados, entre outros fatores.
Hospital Estadual da Mulher: Referência em Saúde da Mulher
Desde a sua inauguração, o Hospital Estadual da Mulher se estabeleceu como um centro de excelência na saúde feminina na Bahia, com a certificação como Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON). Em 2024, a unidade teve sua capacidade assistencial ampliada com a adição de 78 novos leitos, passando de 163 para 241. Além disso, está em processo de construção um novo ambulatório, que contará com 35 consultórios e salas para a realização de diversos procedimentos médicos.
Hospital Ana Nery: Excelência em Especialidades Médicas
O Hospital Ana Nery é reconhecido como um dos principais centros de referência em cardiologia, nefrologia e transplantes no Nordeste. A unidade realiza procedimentos de alta complexidade, que incluem cateterismos, angioplastias, arteriografias e arritmologia, além de transplantes de rim e coração. A unidade atende pacientes de todas as partes da Bahia, contribuindo significativamente para a saúde pública do estado.
Investimentos que Fazem a Diferença
Para Roberta Santana, secretária da Saúde do estado, o reconhecimento desses hospitais é um reflexo dos investimentos contínuos feitos pelo Governo do Estado na área da saúde. “Temos ampliado e qualificado a assistência em toda a Bahia. No Hospital Ana Nery, por exemplo, realizamos a reforma e ampliação do serviço de hemodinâmica. Também expandimos os serviços quimioterápicos e cirúrgicos no Hospital da Mulher, permitindo atender um número maior de mulheres. Mais do que estrutura, temos equipes capacitadas que acolhem os pacientes, garantindo um tratamento humanizado”, destacou Roberta Santana.

