Tragédia marca retorno dos casos de intoxicação por metanol no Brasil
Nesta sexta-feira (2), em um evento triste, foi confirmado o primeiro óbito por intoxicação de metanol na Bahia. A vítima, Vinícius Oliveira Vieira, de 31 anos e residente em Ribeira do Pombal, foi a primeira pessoa a ser internada na UTI do Hospital Geral Santa Teresa (HGST). Ele deu entrada no estabelecimento no dia 27 de dezembro de 2025, apresentando sintomas alarmantes como tontura, gosto amargo na boca, visão turva e taquicardia.
Infelizmente, devido ao agravamento do seu estado de saúde, Vinícius foi transferido para o Instituto Couto Maia, localizado em Salvador, onde permaneceu até o seu falecimento. A Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) confirmou a morte, que se tornou a primeira deste ano relacionada a esse tipo de intoxicação, refletindo o retorno dos casos em diversas partes do Brasil. Vale lembrar que a Bahia já havia registrado mortes por intoxicação por metanol em décadas passadas, especialmente nos anos 90.
Sete pessoas afetadas pela intoxicação
No total, sete indivíduos foram diagnosticados com intoxicação. Desses, seis consumiram drinks com vodca durante uma festa de noivado, enquanto Vinícius adquiriu bebida alcoólica no mesmo depósito no dia anterior e não participou do evento. Ele foi o primeiro a apresentar os sintomas da intoxicação. As demais vítimas incluem:
- Laís Santana Dias e Maria Clara Nascimento de Souza – internadas no Hospital Geral Santa Tereza, em Ribeira do Pombal, ambas receberam alta após melhora significativa em seus quadros clínicos.
- Maria Viviana Santos Almeida – inicialmente internada na UTI em Ribeira do Pombal, foi transferida para a enfermaria após a sua condição melhorar.
- Edicleia Andrade de Matos e Daniele Barbosa do Carmo Matos – com estado de saúde mais grave, foram transferidas para Salvador e atualmente estão internadas no Hospital Couto Maia. Edicleia é madrasta da noiva do evento, e Daniele é prima do noivo.
- Josefa Soares de Almeida – tia da noiva, está internada em Ribeira do Pombal.
Investigação em andamento
As bebidas que resultaram na intoxicação por metanol foram todas compradas no mesmo depósito de bebidas em Ribeira do Pombal. A Sesab confirmou a intoxicação no dia 31 de dezembro de 2025, após análise das amostras coletadas. Um laudo pericial, realizado pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT), revelou a presença de metanol tanto nas bebidas apreendidas no depósito quanto nas amostras de sangue dos pacientes internados.
Essa situação levanta preocupações sérias sobre a segurança da bebida consumida na região, e as autoridades locais estão intensificando as investigações para evitar que tragédias como essa voltem a acontecer.

