Tragédia em Ribeira do Pombal
A Secretaria de Estado da Saúde da Bahia (Sesab) confirmou, no último sábado (3), a morte de um homem de 31 anos, uma das sete vítimas que sofreram intoxicação por metanol no interior do estado. O falecimento ocorreu na sexta-feira (2) e a vítima residia no município de Ribeira do Pombal, onde a contaminação estava ligada ao consumo de bebidas alcoólicas durante uma festa de noivado.
Além do homem que perdeu a vida, outras seis pessoas passaram mal após ingerirem a bebida adulterada. A confirmação do óbito foi feita pelo Instituto Couto Maia, em Salvador, local para onde os pacientes com os casos mais graves foram transferidos para tratamento.
Segundo informações da Sesab, quatro das vítimas receberam atendimento na rede de saúde local e já foram liberadas. Por outro lado, três pacientes, incluindo o homem falecido, estão internados em estado crítico.
As internações começaram na segunda-feira (29) quando os indivíduos apresentaram sintomas preocupantes, como vômitos, náusea, tontura, sensação de desmaio, falta de ar e visão embaçada. A presença de metanol nas bebidas consumidas pelas vítimas foi confirmada por uma perícia técnica, além de análises laboratoriais que detectaram a substância nas amostras de sangue.
Medidas de Emergência e Estoque de Antídoto
Diante desse trágico episódio, a Sesab, em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde de Ribeira do Pombal, adotou imediatamente as diretrizes recomendadas pelo Ministério da Saúde para esses casos. Para garantir o tratamento adequado, o Ministério da Saúde reforçou, na quarta-feira (31), o estoque na Bahia com a remessa de cem unidades do antídoto fomepizol, essencial para reverter a intoxicação por metanol.
Com essa nova distribuição, a rede estadual já conta com 318 ampolas de etanol e 206 unidades de fomepizol, conforme informado pela pasta em nota. O ministério também enfatizou que todos os estados estão recebendo os insumos necessários para tratar os casos de intoxicação.
A situação é monitorada ativamente pelo Ministério da Saúde, que acompanha as notificações de intoxicação por metanol em todo o Brasil, por meio do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS). Até o momento, foram confirmados 74 casos de intoxicação por metanol no país, resultando em 25 óbitos.
Essa tragédia em Ribeira do Pombal serve como um alerta para a importância da segurança alimentar e da necessidade de fiscalização rigorosa sobre a produção e venda de bebidas alcoólicas, a fim de prevenir situações tão lamentáveis quanto essa.

