Ação Policial contra o Comando Vermelho
Nesta terça-feira (4), a polícia Civil efetuou uma grande operação que resultou na morte de um suspeito e na prisão de 36 indivíduos em diversos municípios da Bahia e dois no Ceará, como parte dos esforços para combater o tráfico de drogas. Batizada de Operação Freedom, a ação tinha como objetivo desarticular a estrutura armada e financeira da facção criminosa Comando Vermelho na Bahia.
Essa operação ocorre apenas seis dias após uma megaoperação realizada no Rio de Janeiro, onde confrontos entre policiais e criminosos resultaram na morte de quatro policiais e 117 suspeitos. Segundo informações preliminares, o homem que veio a falecer durante a ação em Salvador, cuja identidade ainda não foi revelada, teria reagido à abordagem policial no bairro do Uruguai, sendo alvejado pelos agentes. Ele foi prontamente levado ao Hospital Geral Ernesto Simões Filho, mas não conseguiu sobreviver aos ferimentos. Sua morte provocou protestos na comunidade, que foram encerrados ao fim do dia.
Leia também: CGU e Polícia Federal Lançam Operação Intercessor Contra Fraudes em Poções, Bahia
Leia também: Jean Lucas Revela Bastidores da Primeira Convocação e Almeja Títulos com o Bahia
Entre os detidos está Luís Lázaro Santana Alves, conhecido como ‘LL’, o qual é considerado o líder da facção na Liberdade, um dos bairros de Salvador. Sua companheira, Marielle Silva Santos, também foi presa; ela é apontada como responsável pela gestão financeira da organização criminosa. O casal estava se escondendo na cidade de Eusébio, na Região Metropolitana de Fortaleza, no Ceará.
Além dos prisioneiros, um homem procurado pela Justiça do Rio de Janeiro foi detido, embora sua identidade não tenha sido divulgada. A operação cumpriu um total de 90 mandados, dos quais 46 eram de busca e apreensão, abrangendo cinco bairros de Salvador, o sistema prisional na capital baiana, e também os municípios de Aratuípe e Ilhéus no interior do estado, além de ações no Ceará.
Leia também: As Melhores Festas de Ano Novo na Bahia: Preços Chegam a R$ 1,5 Mil
Leia também: Nomes Inusitados na Bahia: Sidelicia, Tetezinha e Querubim Surpreendem no Censo de 2022
Durante a operação, as autoridades bloquearam 51 contas bancárias relacionadas aos alvos da investigação. As apreensões incluíram armas, além de substâncias entorpecentes como maconha, crack e cocaína. A Polícia Civil informou que os envolvidos na Operação Freedom são suspeitos não apenas de homicídios, mas também da propagação do tráfico de drogas em Salvador e em outras localidades. Com a execução dessas ordens judiciais, espera-se resolver ao menos 30 casos de assassinatos que ocorreram na capital baiana.
Esses esforços refletem uma resposta contundente às atividades da facção em questão, com um foco especial na neutralização das operações financeiras e na redução da violência associada ao tráfico de drogas na região.

