O Impacto do Turismo no Mercado de Trabalho
O setor de turismo no Brasil, majoritariamente composto por pequenos negócios que representam mais de 90% do segmento, destacou-se na economia e na geração de empregos em 2025. Conforme dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), analisados pelo Ministério do Turismo, o setor fechou o ano anterior com impressionantes 1,9 milhão de contratações com carteira assinada.
Esse crescimento vem acompanhado de um aumento nos gastos de turistas internacionais, que totalizaram cerca de R$ 41,5 bilhões, uma alta de 7,1% em comparação a 2024, segundo informações do Banco Central.
“O Brasil é um país vasto, repleto de pessoas que trabalham arduamente e nunca desistem. As micro e pequenas empresas são responsáveis por 97% do turismo no Brasil e, por isso, o Sebrae está comprometido com essa agenda. Temos um potencial extraordinário para gerar empregos e renda”, afirma Décio Lima, presidente do Sebrae.
Ele ressalta que o Sebrae atua como um parceiro fundamental do governo e dos empreendedores do setor, promovendo o desenvolvimento contínuo através de cursos, consultorias e acesso a crédito.
“Nossas iniciativas de consultoria e soluções em inovação e gestão contribuíram significativamente para que esse crescimento nas contratações também tenha refletido positivamente no faturamento, garantindo a sustentabilidade desse avanço a longo prazo”, completa.
O Crescimento do Emprego no Setor Turístico
O desempenho robusto do setor levou o total de trabalhadores no turismo a ultrapassar a marca de 2,3 milhões de profissionais em dezembro de 2025. Esse número representa um aumento de 3,5% em relação ao fim de 2024, enquanto em comparação a 2023, o crescimento foi de 6,7%. Já em relação a 2022, a alta foi ainda mais significativa, alcançando 12,4%.
Exposição Internacional e Atração de Investimentos
A coordenadora de Serviços e Economias do Futuro do Sebrae, Ana Clévia Guerreiro, comenta sobre a importância da estratégia de promover roteiros turísticos brasileiros no exterior, que tem sido crucial para atrair investimentos estrangeiros. Uma das iniciativas de destaque é o projeto Feel Brasil, que apresenta 101 experiências turísticas em 61 municípios brasileiros.
Com a curadoria do Sebrae e o suporte da inteligência de mercado da Embratur, o projeto conecta turistas internacionais a experiências autênticas, sustentáveis e inclusivas. Mais de 70% dos roteiros oferecidos são de micro e pequenas empresas, reforçando a importância desses negócios na economia local.
A plataforma do projeto disponibiliza roteiros traduzidos em mais de seis idiomas, complementados por fotos e vídeos de alta qualidade. Isso facilita a compra e a experiência do turista internacional, alinhando-se com a tendência global de turismo de experiência, que não só amplia o ticket médio, mas também gera um impacto positivo nas comunidades locais.
“O recorde histórico de receitas do turismo internacional é resultado de uma política pública eficaz liderada pela Embratur, fruto direto da nossa colaboração com a agência desde 2024. Para o Sebrae, é fundamental que esses resultados integrem os pequenos negócios na dinâmica econômica e os levem a feiras internacionais, onde podem apresentar seus produtos”, conclui Ana Clévia.

