Inovação em Suplementos Naturais
Quatro amigas de Barra da Estiva, apaixonadas por ciclismo e musculação, idealizaram uma proposta inovadora: um pré-treino natural feito à base de beterraba. As estudantes Beatriz Ramos, Lara Laviny, Sany Teixeira e Sheila Sabrina, do Colégio Estadual de Tempo Integral Professora Ana Lúcia Aguiar Viana, contaram com o apoio dos professores José Paulo Rocha e Joelma Santos para desenvolver este produto que visa oferecer uma alternativa saudável para os praticantes de atividades físicas.
As jovens empreendedoras enxergam nesta ideia uma oportunidade valiosa, especialmente ao considerar os dados da Future Market, que estima que o mercado de suplementos pré-treino deve passar de US$ 21,7 bilhões em 2025 para cerca de US$ 44,7 bilhões em 2035. Beatriz Ramos afirma: “Acreditamos que nosso pré-treino natural à base de farinha de beterraba possui um grande potencial. Por ser um produto saudável e funcional, estamos considerando o patenteamento para proteger nossa criação e, ao mesmo tempo, empreender no mercado”.
Benefícios da Beterraba para a Saúde
O projeto ganhou destaque no Encontro Estudantil promovido pela Secretaria da Educação, realizado na Arena Fonte Nova. Segundo as criadoras, a “Beta vulgaris”, conhecida como beterraba, é um dos vegetais mais pesquisados em relação a energia, circulação sanguínea e saúde cardiovascular. Lara Laviny ressalta que “nosso produto é completamente orgânico e não contém cafeína ou taurina, substâncias que podem afetar o sistema nervoso e cardiovascular”.
Com o suporte de agricultores familiares da região, que cultivam a beterraba, as estudantes estão se dedicando a divulgar seu projeto, ressaltando os benefícios do seu pré-treino em comparação aos produtos industrializados disponíveis no mercado. Sheila Sabrina destaca a satisfação de suas amigas em ver a ciência aplicada no cotidiano: “Projetos como o nosso evidenciam que a ciência pode ser parte da vida diária e que nós, jovens, temos a capacidade de pesquisar, inovar e desenvolver ideias transformadoras”.

