Crescimento dos Clubes Baianos no Ranking da CBF
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou nesta quarta-feira, dia 24, o Ranking Nacional de Clubes (RNC) que será válido para o ano de 2026. Este ranking, fundamental para determinar as prioridades em competições futuras, revela uma ascensão significativa para o Bahia e o Vitória, que conquistaram novas posições em relação à lista de 2025.
Atualmente, o Bahia ocupa o nono lugar no Ranking Nacional de Clubes da CBF, com 12.632 pontos. O Tricolor conseguiu subir duas posições em relação ao ranking anterior e está a apenas 24 pontos do Athletico Paranaense, que se encontra acima dele.
Desempenho do Bahia em 2023
No decorrer deste ano, o Bahia participou de 80 partidas, consagrando-se campeão do Campeonato Baiano e da Copa do Nordeste, além de retornar à disputa da Libertadores após 36 anos. Em competições nacionais, o Tricolor alcançou as quartas de final da Copa do Brasil e encerrou o Campeonato Brasileiro na sétima posição.
Vitória em Recuperação
Por outro lado, o Vitória se posiciona em 20º lugar no ranking, com 7.205 pontos. O Leão teve um avanço de três posições em comparação ao último ranking e encontra-se apenas 47 pontos atrás do América Mineiro, que ocupa o 19º lugar na lista.
A ascensão do Vitória é um reflexo da recuperação do clube, que se mantém na primeira divisão do Campeonato Brasileiro pela terceira temporada consecutiva. A trajetória do time tem gerado esperanças renovadas entre os torcedores.
Outros Clubes da Bahia no Ranking
Os clubes baianos que figuram no Ranking Nacional de Clubes incluem:
- Bahia (9º lugar)
- Vitória (20º lugar)
- Juazeirense (83º lugar)
- Jacuipense (94º lugar)
- Bahia de Feira (118º lugar)
- Atlético de Alagoinhas (123º lugar)
- Barcelona de Ilhéus (132º lugar)
- Jequié (133º lugar)
- Itabuna (150º lugar)
O Top 5 do Ranking Nacional
No topo do ranking, o Flamengo se destaca como líder pelo sexto ano consecutivo, acumulando 16.314 pontos. O Corinthians, após conquistar a Copa do Brasil no último domingo, subiu da quarta para a segunda posição em 2026, totalizando 14.930 pontos. O Top 5 é completado pelo Palmeiras (13.860), Atlético-MG (13.696) e São Paulo (13.556).
Como Funciona o Ranking da CBF?
Segundo a CBF, o Ranking Nacional de Clubes é baseado na pontuação definida pela Convenção de Pontos, que considera a participação dos clubes em competições das Séries A, B, C e D do Campeonato Brasileiro e na Copa do Brasil ao longo dos últimos cinco anos. A próxima edição do ranking verá uma readequação no sistema de distribuição de pontos, devido ao aumento no número de participantes da Copa do Brasil, que passará de 92 para 126 clubes.
Importância do Ranking
O ranking não apenas classifica as equipes mais bem avaliadas, mas também desempenha um papel prático na definição das equipes que participam de competições como a Série D do Brasileirão, Copa do Nordeste, Copa Verde e Copa Sul-Sudeste, além de determinar os cabeças de chave na Copa do Brasil.
Ranking das Federações
A posição de uma federação no Ranking Nacional de Federações (RNF) também influencia, de acordo com a regulamentação de cada competição, o número de vagas que seus clubes filiados recebem na Copa do Brasil, Série D do Campeonato Brasileiro, Copa do Nordeste e Copa Verde. A Federação Paulista lidera com 93.528 pontos, seguida pela Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro, que possui 61.308 pontos. A Federação Baiana ocupa a nona posição entre as 27 do Brasil, sendo a segunda melhor do Nordeste, logo atrás da Federação Cearense, que está em sétimo lugar.

