Meteorologia e Condições do Mar
O clima no Rio de Janeiro neste domingo (4) se mantém nublado, com expectativa de chuvas fracas isoladas pela manhã e pancadas durante as tardes e noites. Os ventos estão moderados e as temperaturas sofrerão queda, com máxima prevista de 29 graus Celsius (°C) e mínima de 20°C – uma redução de 8°C se comparada à mínima do dia anterior.
A situação do mar, por sua vez, é preocupante. As ondas podem chegar a 3 metros, e a ressaca tem causado apreensão nas praias. Somente no sábado (3), o Grupamento Marítimo efetuou 320 resgates no litoral fluminense.
Na famosa praia de Copacabana, os guarda-vidas contabilizaram 137 salvamentos, mesmo com a bandeira vermelha hasteada, que sinaliza a proibição de banho. Na praia da Barra da Tijuca, foram registrados 82 resgates. A situação acende um alerta: os banhistas devem redobrar a atenção e evitar entrar no mar nessas condições.
Buscas e Resgates em Andamento
Em um trágico incidente, os guarda-vidas estão à procura de um jovem de 14 anos, que veio de Campinas, interior de São Paulo, junto com sua família para passar o réveillon no Rio. Ele foi arrastado por uma onda e desapareceu na altura do posto 2, em Copacabana. As equipes de resgate estão utilizando helicópteros, drones, mergulhadores e sonares para tentar localizar o adolescente, que já está desaparecido há quatro dias.
A Marinha do Brasil emitiu um alerta de ressaca que é válido até as 6h de segunda-feira (5), recomendando que todos evitem atividades no mar durante este período crítico. As condições podem ser extremamente perigosas e, diante do número elevado de salvamentos, a segurança dos banhistas deve ser a prioridade.
Recomenda-se que os frequentadores das praias do Rio de Janeiro estejam atentos às sinalizações e orientações das autoridades, garantindo uma experiência segura e consciente, em meio a condições climáticas adversas e um mar agitado.

