Bahia em Destaque na Fitur 2024
A Bahia, reconhecida por suas belezas naturais, rica cultura e gastronomia diversificada, está sendo promovida como um destino incontournable na 46ª Feira Internacional de Turismo (Fitur), que acontece no Espaço Ifema em Madri, Espanha. Este evento, que iniciou no dia 21 e se estende por cinco dias, é considerado um dos mais importantes do setor de turismo global, reunindo mais de 10 mil empresas de 161 países e com uma expectativa de 250 mil participantes entre profissionais e visitantes.
O estande da Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (Setur-BA) é um ponto focal onde operadores e agentes de viagens de diversas partes do mundo podem explorar as 13 zonas turísticas que compõem o estado. Essas zonas oferecem uma vasta gama de atrativos que vão desde experiências ecológicas e étnicas até opções gastronômicas e religiosas. Para facilitar o acesso, a Bahia conta com voos diretos da Europa e das Américas, além de diversas conexões com outros continentes.
Parcerias e Oportunidades de Negócios
No estande, 15 parceiros econômicos da Setur-BA, incluindo hotéis, operadoras e municípios, estão participando de rodadas de negócios, promovendo suas ofertas e produtos. O titular da Setur-BA, Maurício Bacelar, teve um encontro no primeiro dia do evento com o embaixador do Brasil na Espanha, Luiz Alberto Figueiredo Machado, além de representantes de empresas como Invisa, El Corte Inglés, Air Europa, Civitatis e Zurich Airport. Durante a reunião, foram discutidos tópicos como o impacto do acordo Mercosul-União Europeia no setor de turismo, parcerias para aumentar a promoção da Bahia na Europa e investimentos significativos em hotelaria na Costa dos Coqueiros.
“O aguardado acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia foi bem recebido pelos agentes de turismo brasileiros presentes na Fitur. O Governo da Bahia está otimista e acredita que essa colaboração incentivará novos negócios turísticos entre nosso estado e os destinos europeus. Também discutimos estratégias para expandir a promoção internacional dos destinos baianos e o andamento do projeto Costa Azul, do grupo espanhol Invisa, que prevê a construção de cinco mil unidades hoteleiras e residenciais em Jandaíra, na Costa dos Coqueiros, com um investimento total estimado em R$ 2,5 bilhões até 2041”, destacou Bacelar.
Expectativas para o Futuro do Turismo Baiano
Com a promoção da Bahia na Fitur 2024, a expectativa é que o estado se consolide ainda mais como um destino turístico de destaque, tanto no Brasil quanto no exterior. As diversificadas opções de turismo, que vão desde aventuras na natureza a experiências culturais únicas, certamente atraíram a atenção de novos investidores e turistas. O evento não apenas oferece uma plataforma para divulgar a Bahia, mas também representa uma oportunidade de solidificar parcerias estratégicas que beneficiarão o turismo na região nos próximos anos.

