Iniciativa para Aumentar a Visibilidade Turística da Bahia
No dia 26 de outubro, às 14h, a Casa das Histórias em Salvador será o palco do lançamento do Plano de Ação para a Promoção Turística Internacional do Estado da Bahia. Esta ação é um desdobramento do Plano Internacional de Marketing Turístico 2025–2027, conhecido como Plano Brasis, que foi elaborado em parceria com o Ministério do Turismo e a Embratur. O objetivo central da iniciativa é guiar a atuação do estado em relação ao mercado internacional, alinhando diretrizes nacionais às vocações e estratégias locais.
O evento contará com a presença de importantes autoridades, incluindo Jorge Khoury, superintendente do Sebrae Bahia, Franklin Santos, diretor Técnico do Sebrae Bahia, Vitor Lopes, diretor de Administração e Finanças, além do governador Jerônimo Rodrigues e outros representantes do governo estadual e municipal, como o prefeito de Salvador, Bruno Reis, e a vice-prefeita Ana Paula Matos.
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Fonte: olhardanoticia.com.br
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Fonte: cidaderecife.com.br
Essa iniciativa promete gerar um impacto significativo para os empreendedores do setor turístico na Bahia. O Plano Brasis redefine a maneira como o estado será promovido no exterior. O Sebrae, atuando de forma central, busca aumentar a visibilidade internacional dos destinos e produtos locais. O plano destaca prioridades de promoção em áreas como Salvador, Morro de São Paulo, Porto Seguro e a Chapada Diamantina.
A ideia é que produtos e experiências de destinos baianos ganhem maior destaque nas prateleiras internacionais, atingindo operadores, Agências de Viagem Online (OTAs) e plataformas B2B/B2C. Essa estratégia tem por intuito aumentar a demanda por serviços locais, criando novas oportunidades de vendas e incremento no faturamento.
Edicarlos Moreira, coordenador de Comércio e Serviços do Sebrae Bahia, expressa sua confiança nos resultados do Plano Brasis, afirmando que ele trará um impacto positivo direto para os pequenos negócios. Segundo ele, a iniciativa não apenas amplia a inserção dos empreendimentos na cadeia internacional de turismo, mas também eleva a notoriedade dos destinos baianos no exterior e fortalece a qualificação empresarial.
“Com o suporte do Sebrae, esses negócios estarão mais preparados para atender aos padrões internacionais, acessar operadores e plataformas globais, diversificar produtos alinhados a segmentos de alto valor e aproveitar o aumento projetado no fluxo turístico internacional. Isso se traduz em mais oportunidades de vendas, diminuição da sazonalidade, geração de renda e fortalecimento da competitividade de pequenos empreendimentos nas diversas regiões do estado,” analisa Moreira.

