Vacinação dos Profissionais de Saúde
No último domingo, dia 18, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, fez um importante anúncio sobre a vacinação contra a dengue. Cerca de 1,1 milhão de profissionais que trabalham na atenção primária à saúde em todo o Brasil poderão receber a vacina Butantan-DV a partir de 9 de fevereiro. Este imunizante, desenvolvido pelo Instituto Butantan, é uma inovação nacional, sendo o primeiro no mundo a ser administrado em dose única.
O ministro destacou que esses profissionais são fundamentais nas unidades básicas de saúde, atuando diretamente no atendimento aos pacientes que apresentam sintomas de dengue. “Esses profissionais, como médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde, estão na linha de frente, cuidando da saúde da população”, ressaltou Padilha.
Para viabilizar essa vacinação, o governo irá receber novas remessas da vacina Butantan-DV, com a entrega prevista de até 1,1 milhão de doses até 31 de janeiro, garantindo a imunização desse grupo essencial do Sistema Único de Saúde (SUS).
A vacina Butantan-DV se destaca por oferecer proteção contra os quatro sorotipos do vírus da dengue, com um índice de eficácia global de 74%. Os estudos demonstraram uma redução significativa de 91% nos casos graves, além de garantir 100% de proteção contra hospitalizações relacionadas à doença, cuja transmissão ocorre através do mosquito Aedes aegypti.
Ampliação Gradativa da Vacinação
O governo federal tem planos de expandir a imunização em dose única para toda a população brasileira na faixa etária entre 15 e 59 anos. O ministro Padilha também anunciou uma parceria estratégica com a empresa chinesa WuXi Vaccines, a fim de acelerar a produção da vacina em larga escala.
Com essa colaboração, a expectativa é que a capacidade de produção da vacina brasileira seja aumentada em até 30 vezes. “Os diretores da WuXi Vaccines se comprometeram com um cronograma rigoroso de produção e entrega. Nossa previsão é obter entre 25 e 30 milhões de doses da Butantan-DV ainda neste ano”, afirmou Padilha.
À medida que novas remessas da vacina chegarem, o governo fará a vacinação em todo o país, priorizando primeiro a população mais velha, a partir de 59 anos, e, gradativamente, alcançando os mais jovens até 15 anos.
Imunizante QDenga para Crianças e Adolescentes
Além da vacina Butantan-DV, o SUS também disponibiliza gratuitamente o imunizante QDenga para o público de 10 a 14 anos. O Ministério da Saúde destaca que o Brasil é o primeiro país a oferecer essa vacina internacional no sistema público. Durante a mesma coletiva, Padilha informou sobre a ampliação da aplicação da vacina japonesa QDenga, que ocorrerá em todo o território nacional, graças à aquisição de novos estoques da farmacêutica Takeda.
O governo brasileiro adquiriu 9 milhões de doses para entrega até 2026 e 9 milhões para 2027, totalizando 18 milhões de doses. Essa iniciativa permitirá que a vacina seja distribuída em todos os municípios do Brasil.
A QDenga, aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em 2023, foi inicialmente disponibilizada em 2024 para crianças e adolescentes de 2,1 mil municípios que foram considerados prioritários. Com o aumento dos estoques, a vacinação ocorrerá nas unidades básicas de saúde (UBS) do SUS, abrangendo mais de 5,5 mil municípios, exclusivamente para a faixa etária de 10 a 14 anos. O ministro revelou que cerca de 10 milhões de doses da QDenga foram distribuídas e aplicadas aos jovens brasileiros entre 2024 e 2025.

