Viagem Internacional de Lula e Jerônimo
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, anunciou uma nova agenda ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que inclui uma viagem oficial à Índia e à Coreia do Sul. Essa informação surgiu após uma entrevista de Jerônimo à coluna de Milena Teixeira, publicada no site Metrópoles.
A comitiva presidencial, além do governador, contará com a presença de ministros importantes, como Alexandre Padilha, que comanda o Ministério da Saúde, e Esther Dweck, responsável pela Gestão e Inovação. Recentemente, Padilha esteve na Bahia, onde fez anúncios relevantes para a saúde em conjunto com Lula, que também revelou a intenção de criar o Ministério da Segurança Pública em uma entrevista exclusiva para a TV Aratu.
Vale destacar que, em 2023, Lula participou de eventos significativos na Bahia, como o Encontro Nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), e está agendado para retornar ao estado no próximo sábado de carnaval.
Foco em Iniciativas de Saúde
Durante a viagem programada para os países asiáticos, a agenda da comitiva será centrada no fortalecimento de iniciativas voltadas à saúde, especialmente no que diz respeito ao desenvolvimento e à produção de medicamentos para o tratamento do câncer. Jerônimo Rodrigues enfatizou a importância de um projeto estruturado em parceria com a Bahiafarma, uma indústria pública baiana que atua na fabricação de medicamentos oncológicos.
Ao comentar sobre o projeto, o governador destacou: “Estamos desenvolvendo uma Parceria para o Desenvolvimento Produtivo (PDP) que visa garantir acesso à produção local de medicamentos oncológicos, cuja fabricação é extremamente cara e afeta diretamente o Sistema Único de Saúde (SUS). Com a PDP, temos acesso à patente e podemos produzir esses medicamentos aqui na Bahia, contribuindo assim para a saúde pública do nosso estado e do país”.
A visita à Índia e à Coreia do Sul, portanto, se alinha com a estratégia do governo federal de buscar inovações e parcerias que possam beneficiar a população brasileira, especialmente em áreas críticas como a saúde.

