Investimentos em Saúde e Preventivas no Carnaval
Na última segunda-feira (16), o governador Jerônimo Rodrigues, acompanhado da secretária da Saúde, Roberta Santana, esteve em Brumado, na região Sudoeste da Bahia, para apresentar um conjunto de ações voltadas para a saúde pública e celebrar o Carnaval no município. O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), anunciou investimentos que totalizam R$ 3,36 milhões, reforçando o compromisso com a saúde da população local.
A nova sede do Núcleo Regional de Saúde de Brumado, que recebeu um aporte de R$ 2,36 milhões, foi inaugurada com o objetivo de proporcionar melhores condições de trabalho para os profissionais de saúde e otimizar a organização dos serviços destinados aos municípios da região.
Durante seu discurso, o governador enfatizou que essas iniciativas estão inseridas em uma política contínua de fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) na Bahia. “Estamos ampliando estruturas, entregando equipamentos e garantindo que a saúde chegue com mais qualidade à população, tanto no cotidiano quanto em períodos de grande mobilização, como o Carnaval no interior”, afirmou Rodrigues.
A entrega de uma ambulância e equipamentos hospitalares para o Hospital Municipal Professor Magalhães Neto também fez parte da agenda. Entre os novos itens estão aparelhos de raio-X móvel e de anestesia, berço aquecido, ventilador pulmonar e incubadora de cuidado intensivo neonatal, todos com a finalidade de aprimorar o atendimento de emergência e cuidados neonatais.
A secretária Roberta Santana destacou a importância das entregas para a assistência à saúde. “A nova sede do Núcleo Regional atenderá 13 municípios, fortalecendo a rede, aprimorando o cuidado e aproximando a saúde da população, com resultados rápidos”, declarou.
Cuidado com a Saúde Durante o Carnaval
Para garantir a segurança e o bem-estar dos foliões, o Governo do Estado também implementou uma série de medidas durante o Carnaval. Um stand de testagem rápida foi montado no circuito da festa, próximo ao Mercado das Artes, proporcionando cuidados à população durante as comemorações. O posto funcionou até esta terça-feira (17), das 16h às 3h, realizando testes para HIV, sífilis e hepatites B e C, com a capacidade operacional de até mil testes por dia.
Além da testagem, o espaço ofereceu orientações sobre prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), distribuição de preservativos, gel lubrificante, autotestes e acesso à Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) e Profilaxia Pós-Exposição (PEP) ao HIV. Nos primeiros dias de operação, mais de 3,6 mil testes foram realizados, resultando em 51 diagnósticos positivos para sífilis, enquanto não foram registrados casos de HIV ou hepatite. Para os casos de sífilis, o tratamento foi disponibilizado imediatamente no próprio stand.
Essas ações demonstram o comprometimento do Governo do Estado em garantir a saúde da população, não apenas em momentos de festividade, mas como parte de um planejamento contínuo e estratégico para a saúde regional.

