Requalificação de leitos no Hospital Calixto Midlej Filho
A partir desta quinta-feira (25), pacientes atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Hospital Calixto Midlej Filho, unidade da Santa Casa de Itabuna, contam com 42 leitos requalificados no Pavilhão Francisco Ferreira. A entrega foi realizada com a presença da secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, reforçando o compromisso do Governo da Bahia com a qualidade do atendimento médico na região Sul.
Os leitos receberam investimentos de R$ 615 mil, destinados para a instalação de centrais de ar-condicionado e a substituição das redes elétrica e hidráulica nas áreas de leitos, corredores e postos de medicação. Além disso, o Pavilhão Francisco Ferreira ganhou um novo piso em manta e telhado substituído, promovendo um ambiente mais confortável e seguro para pacientes, acompanhantes e profissionais de saúde.
Ampliação do Ambulatório no Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães
Também em Itabuna, foi inaugurado o novo Ambulatório do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães. Equipado com recursos de R$ 281 mil para aquisição de mobiliário e aparelhos, o espaço conta com 10 consultórios que atendem especialidades como ortopedia, cirurgia geral, cardiologia, angiologia e urologia. Esse investimento integra um aporte de mais de R$ 56,3 milhões destinado pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) em março de 2025 para ampliação e modernização da unidade.
O Hospital de Base é referência macrorregional para 22 municípios, garantindo atendimento especializado e humanizado para a população da região Sul da Bahia.
Requalificação da Base do Núcleo Regional de Saúde Sul
Durante a visita a Itabuna, a secretária Roberta Santana também entregou as novas instalações da Base do Núcleo Regional de Saúde Sul. O espaço passou por uma readequação completa da estrutura física, com investimento aproximado de R$ 2,6 milhões. A melhoria beneficia os profissionais que atuam na unidade e a população que utiliza serviços como o atendimento farmacêutico.
Essa ação integra o plano da Sesab para requalificar as sedes dos nove Núcleos Regionais de Saúde e das Bases Regionais, fortalecendo a rede pública de saúde em toda a Bahia.
Segundo a secretária Roberta Santana, o Governo do Estado mantém um investimento contínuo de R$ 48 milhões para garantir o acesso da população de 22 municípios aos serviços prestados pela Santa Casa de Itabuna. O provedor da Santa Casa, Francisco Valdece, destacou que as melhorias proporcionam conforto aos pacientes e condições dignas de trabalho para os profissionais, resultado da parceria entre município, Estado e a instituição.

