Forças dos EUA Realizam Ataques em Larga Escala na Síria
Os Estados Unidos, em colaboração com suas forças aliadas, iniciaram uma série de ataques “em larga escala” contra o grupo jihadista Estado Islâmico na Síria. Esta ofensiva, anunciada pelo Comando Central dos EUA, ocorre como uma resposta a um ataque ocorrido em dezembro que resultou na morte de três americanos no território sírio. O ataque atual faz parte de uma operação que começou em 19 de dezembro, visando retaliar a agressão que matou dois soldados norte-americanos e um intérprete civil em 13 de dezembro.
Embora o número de mortos ou feridos não tenha sido divulgado, o comunicado do Centcom afirma que a ofensiva abrangeu todo o território sírio. A mensagem enfatiza o compromisso contínuo dos EUA em erradicar o terrorismo islâmico e proteger suas forças e aliados na região.
A operação, que mobilizou pelo menos 35 locais, utilizou mais de 90 mísseis de precisão e contou com o apoio de mais de 20 aeronaves, incluindo modelos como F-15Es, A-10s, AC-130Js, MQ-9s e F-16s jordanianos.
O secretário de Defesa dos EUA, Pete Hegseth, fez um comentário contundente em uma postagem na rede social X, afirmando: “Jamais esqueceremos e jamais cederemos”. Ele destacou que a mensagem do governo é clara: “Se você atacar nossos combatentes, nós o encontraremos e o eliminaremos, não importa onde você tente se esconder”.

